Nova Descoberta Na Área Carioca

A perfuração de mais um poço na área de Carioca, localizada no Bloco BM-S-9, confirma a potencialidade da área. O novo poço, denominado 4-SPS-81A (4-BRSA-973A-SPS), informalmente conhecido como Abaré, está localizado a 35 km ao sul do poço descobridor 1-BRSA-491-SPS (Carioca) e a 293 km do litoral do estado de São Paulo.

Esta nova descoberta foi comprovada com amostragem de petróleo de boa qualidade, de cerca de 28° API, por teste a cabo, em reservatórios carbonáticos a uma profundidade de cerca de 4.830m. Um teste de formação está previsto para avaliar a produtividade desses reservatórios.
Além disso, está em andamento também o teste de longa duração no poço 3-SPS- 74 (Carioca Nordeste), que está conectado ao FPSO Dynamic Producer. Os resultados apontam potencial de produção do poço de aproximadamente 28 mil barris por dia, acima das expectativas iniciais. Atualmente o poço produz a uma vazão de 23.400 barris por dia, em função de restrições, em atendimento à determinação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Além do poço pioneiro descobridor, já foram perfurados mais quatro poços e foram realizados dois testes de formação na área do Plano de Avaliação da Descoberta de Carioca. Essas atividades cumpriram os compromissos assumidos junto à ANP.
Em função dos resultados encontrados na área de Carioca, o Consórcio solicitou à ANP a postergação do encerramento do Plano de Avaliação da Descoberta e da Declaração de Comercialidade, previstos originalmente para novembro de 2011. O novo prazo será utilizado para a realização de atividades não previstas no programa original: perfuração de até três poços exploratórios e um teste de longa duração. A ANP aprovou a revisão das Atividades e do Cronograma do Plano de Avaliação da Descoberta PA-1-SPS-50 (Carioca), com a inclusão de operações adicionais, e o prazo para a Declaração de Comercialidade foi adiado para 31 de dezembro de 2013.
A extensão do prazo do Plano de Avaliação em nada altera os planos e o cronograma do Consórcio referentes à implantação do projeto de desenvolvimento da produção.
O Consórcio do Bloco BM-S-9, operado pela Petrobras (45%) em parceria com a BG E&P Brasil (30%) e Repsol Sinopec Brasil (25%) dará continuidade aos compromissos do Plano de Avaliação da Descoberta aprovado pela ANP.
 



Mayara Felix

Nenhum comentário:

Postar um comentário