Brasil Estará Entre Os Dez Maiores Produtores De Petróleo Do Mundo

As maiores descobertas de petróleo, no Brasil, foram feitasem 2006, pela Petrobras na camadade pré-sal, localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde se encontrou grandes volumes de óleo leve. Na bacia de Santos, por exemplo, o óleo já identificado no pré-sal tem uma densidade de 28,5° API*, baixa acidez e baixo teor de enxofre. São características de um petróleo de alta qualidade e maior valor de mercado.
O volume de óleo encontrado nas acumulações do pré-sal é bastante expressivo. Para se ter um idéia, só a acumulação de Tupi, na Bacia de Santos, tem volumes recuperáveis estimados entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo equivalente (óleo + gás). Já o poço de Guará, também na Bacia de Santos, tem volumes de 1,1 a 2 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural, com densidade em torno de 30° API. Estimativas apontam que a camada, no total, pode abrigar algo próximo de 100 bilhões de barris de óleo equivalente em reservas, o que colocaria a Brasil entre os DEZ maiores produtores do MUNDO e elevaria a Petrobras a um novo patamar de reservas e produção de petróleo, em posição de destque no ranking das grandes comphanias operadoras.
       
Nesta imagem, vemos que a camada de pré-sal enncontra-se entre 5000 e 7000 metros de prefundidade, abaixo da camada de sal.



Vagner Moraes De Menezes