Brasil Deve Assumir Liderança Mundial No Biodiesel

O presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, afirmou, nesta quarta-feira (09/11), em audiência pública no Senado, que o Brasil deve liderar a produção mundial de biodiesel no próximo ano. “O país encerra 2011 com produção de 2,6 bilhões de litros e alcançará 2,9 bilhões de litros em 2012 com o crescimento da demanda por diesel. Isso nos coloca na liderança mundial”, informou.
Em sua palestra, Rossetto traçou o cenário atual do programa de biodiesel e destacou seus avanços. “É uma nova atividade econômica que, em seis anos, antecipou metas, incluiu mais de cem mil agricultores familiares e qualificou a matriz energética brasileira”, disse o executivo, complementando que esse sucesso é uma resposta do dinamismo da economia e da sociedade brasileira.
O presidente colocou em pauta ainda os desafios do setor para seguir essa rota de crescimento sem perder de vista suas bases econômicas, sociais e ambientais. “É fundamental ampliar a discussão sobre a atualização dos incentivos tributários e o crescimento do mercado tanto por meio do aumento do percentual de mistura no diesel quanto pelo desenvolvimento de novos segmentos e o incentivo à exportação”.
O investimento em pesquisa e desenvolvimento agrícola no Nordeste e semiárido também faz parte dos temas que merecem atenção. “É importante avançar no desenvolvimento de iniciativas que aumentem a produtividade e a diversidade das oleaginosas, ampliando a participação da agricultura familiar na cadeia do biodiesel”, comentou o presidente.
Rossetto finalizou reforçando a idéia de que o Brasil tem outro pré-sal, de energia renovável, no qual se incluem os biocombustíveis, e precisa de um programa gêmeo para desenvolvê-lo.




Carolina Leites da Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário